quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Quem é o Melhor Jogador de Xadrez do Mundo?

   Eu peço desculpas ao leitores que acompanham o jrcapablanca.blogspot.com, por abordar esse assunto que não diz respeito ao nosso Grande Mestre, porém se faz necessária a devida análise dessa pergunta: Quem é o Melhor Jogador de Xadrez do Mundo? Porque hoje, nós temos UM CAMPEÃO MUNDIAL DA COPA DO MUNDO DE XADREZ; UM CAMPEÃO MUNDIAL E UM MELHOR DO MUNDO!!! Estranho... Após a leitura deste Post tire suas conclusões:

UM "CAMPEÃO MUNDIAL"

Viswanathan Anand
Viswanathan Anand qualificou-se para a final do Campeonato do Mundo de Xadrez da PCA, após ter levado de vencida na qualificação Michael Adams e Gata Kamsky. Em 1995, jogou a final contra Kasparov no World Trade Centerem Nova Iorque. Após um início marcado por oito empates (um record em matches a contar para o campeonato do mundo), Anand venceu o nono jogo, perdendo depois quatro dos cinco jogos seguintes, cifrando-se o resultado domatch numa derrota por 10,5–7,5.

Após várias tentativas frustradas por pouco, Anand conseguiu finalmente vencer o Campeonato Mundial da FIDE em 2000, após ter batido Alexei Shirov, tornando-se o primeiro indiano a ganhar este título.

Em Outubro de 2003, a FIDE organizou um torneio em Cap d’Agdedenominando-o como World Rapid Chess Championship (literalmente, campeonato do mundo de xadrez rápido). Cada jogador dispunha de 25 minutos para concluir o jogo, sendo-lhe concedidos mais dez segundos após cada jogada. Anand venceu esta prova à frente de dez dos doze jogadores de topo, em nível mundial, sendo Kasparov o único a não ter comparecido.

Em Setembro de 2007, em um campeonato realizado na Cidade do México, Anand conseguiu novamente o título de campeão mundial de xadrez, desta vez absoluto e unificado, tirando o título de campeão do mundo de Vladimir Kramnik.

Proeza conseguida no ano seguinte, onde defendeu convincentemente o título absoluto, após ter batido Vladimir Kramnik por 4,5-1,5 no match realizado em Outubro de 2008. Permanecendo assim como actual campeão mundial de xadrez.

Em 11 de maio de 2010 na cidade de Sófia, Bulgária, Anand venceu novamente o Campeonato Mundial da FIDE, disputando contra o búlgaroVeselin Topalov. O resultado final foi 6,5-5,5 em um match de doze partidas.
(Anand tornou-se Campeão Mundial de Xadrez sem vencer Kasparov, o que é muito conveniente para qualquer enxadrista) Nota do autor.

UM "MELHOR DO MUNDO"

Magnus Carlsen
   Magnus Carlsen, nascido Sven Magnus Carlsen (30 de Novembro de 1990) é um jogador de xadrez norueguês, com a categoria actual de Grande Mestre de Xadrez, categoria que atingiu em 26 de abril de 2004 tornando-se o terceiro mais novo de sempre a atingi-la, aos 13 anos, 4 meses e 27 dias (apenas ultrapassado por Sergey Karjakin e Parimarjan Negi).

Em 2004 o jornal Washington Post chamou-o de "Mozart do xadrez".

Seus melhores resultados em torneio de alta categoria foram em Linares, em 2007, em que chegou a liderar mas perdeu o primeiro lugar para o Grande Mestre de Xadrez indiano Viswanathan Anand nas últimas rodadas, e no festival de Biel onde disputou a liderança com Teimour Radjabov.

Em Nanjing 2009, Carlsen segue vencendo de forma avassaladora, com 4 vitórias e um empate em 5 partidas. São 4,5 pontos contra 2,5 do segundo colocado Wang Yue.

No torneio magistral de Londres em dezembro de 2009, Carlsen venceu com mais um ponto que o russo Vladimir Kramnik, atingindo assim o primeiro lugar no ranking mundial, tornando-se no mais novo número um de sempre. Aos 19 anos de idade, Carlsen tornou-se o mais novo número um no ranking mundial da história da FIDE.
(Perceba o seguinte: o principal torneio que Carlsen venceu este ano foi o Torneio de Biel, em que, fora ele,  o melhor colocado no ranking da FIDE era o francês Maxime Vachier-Lagrave 22º). Nota do autor.

UM "CAMPEÃO DA COPA DO MUNDO DE XADREZ"

Peter Svidler
   Peter Svidler aprendeu a jogar xadrez com seis anos de idade e tornou-se Grande Mestre em 1994, aos18 anos. Venceu quatro vezes o Campeonato de Xadrez da URSS: em 1994,1995, 1997 e 2003.
En 2001 participou da semifinal do Campeonato Mundial de Xadrez da FIDE e seu técnico foi Andrei Lukin.
   Foi campeão olímpico de xadrez em 1994, 1996, 1998, 2000 e 2002; e medalha de prata na 36ª olimpíada, em 2004.
Foi vencedor empatado em primeiro lugar em Tilburg, em 1997, e em Dortmund, em 1998 e 2006. Dividiu o segundo lugar com Viswanathan Anand no Campeonato Mundial da FIDE 2005, com 8,5 pontos em 14 partidas, 1,5 pontos atrás do vencedor, Veselin Topalov.
   No Torneio Corus de Xadrez 2007, na Holanda, classificou-se na 6ª posição, alcançando 7,0 pontos de 13 possíveis, com quatro vitórias, sete empates e duas derrotas.
   Em março de 2007, no Torneio Internacional de Xadrez Cidade de Linares, Svidler classificou-se em 5º lugar, com sete pontos em 14 partidas.

   Atualmente: O Grande Mestre de Xadrez russo Peter Svidler ganhou a Copa do Mundo de Xadrez 2011 ao vencer o match final contra o também russo Alexander Grischuk.

 Svidler sagrou-se Campeão da Copa do Mundo de Xadrez vencendo os seguintes adversários:

1ª Rodada

Lima, Darcy (BRA)  0.5 -  Svidler, Peter (RUS) 1.5


2ª Rodada
Svidler, Peter (RUS) 4 - Nguyen, Ngoc Truong Son (VIE) 2

3ª Rodada
Caruana, Fabiano (ITA) 1 - Svidler, Peter (RUS) 3
4ª Rodada
Svidler, Peter (RUS) 2 - Kamsky, Gata (USA) 0

5ª Rodada
Svidler, Peter (RUS) 1.5 - Polgar, Judit (HUN) 0.5

Semifinal
Svidler, Peter (RUS) 1.5 - Ponomariov, Ruslan (UKR) 0.5

Final
Grischuk, Alexander (RUS) 1.5 - Svidler, Peter (RUS) 2.5

(Nem Anand ou mesmo Carlsen participaram da Copa do Mundo de Xadrez, o que facilitou a vitória de Svidler que é apenas o 9º colocado no Ranking FIDE.) Nota do Autor.

Nenhum comentário: