domingo, 28 de agosto de 2011

Capablanca Ganha Aposta Contra Aaron Nimzowitsch

   Pessoalmente, devo admitir que minha habilidade nos finais me proporcionou muitas vitórias ressonantes, e hoje em dia, nos poucos textos sobre o assunto, tratam-se alguns desses finais baseando-se somente em minhas partidas. Sobre este assunto, eis aqui uma anedota curiosa:
   Faz já aproximadamente trinta anos que, jogando contra Nimzowitsch, ganhei um final que todos os espectadores e meu contentor acreditavam que seria empate. Não me ocupei mais do assunto, porém, um ano demais tarde, encontrei-me de novo com Nimzowitsch, e ele me disse: "Recorda o senhor aquele final que me ganhou? Eu me equivoquei em meu sistema de defesa; devia ter sido empate".
   Respondi-lhe que não voltara a ocupar-me do assunto, porém que tinha certeza de que o equivocado era ele, pois eu nunca duvidara de minha vitória durante o transcorrer desse final. Insistiu ele que eu estava errado, acrescentando que havia estudado o final e estava certo de que podia empatar. Disse, ainda que estava disposto a reforçar sua opinião com uma pequena aposta.
   Embora eu não tivesse voltado a ver a posição, aceitei a aposta e, sem demora, sentamo-nos para jogar o final. Nas primeiras jogadas, o meu adversário convenceu-se de que não avia defesa e me pagou a aposta.
J.R.Capablanca, Fevereiro de 1942


Aaron Nimzowitsch (Ārons Ņimcovičs)

   Nimzowitsch nunca ganhou contra Capablanca, mas saiu-se melhor contra Alekhine. Ele mesmo bateu Alekhine com as peças pretas, em seu curto match de 1914 em São Petersburgo. Um dos jogos mais famosos de Nimzowitsch é o seu jogo "zugzwang imortal" comemorado contra Sämisch em Copenhague de 1923. Outro jogo sobre este tema é sua vitória sobre Paul Johner em Dresden 1926. Quando esteva em forma, Nimzowitsch era muito perigoso, com as peças pretas, marcando muitas vitórias finas sobre os melhores jogadores.

Nenhum comentário: