sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O Que é o Xadrez?



    O xadrez é algo mais que um jogo. É uma diversão intelectual que tem algo de arte e muito de ciência. É, ademais, um meio de aproximação social e intelectual. Começando aos dez anos, todos os escolares deveriam receber regularmente lições dessa matéria, variando a duração das classes segundo a idade e a capacidade dos alunos.
    O xadrez é, na ordem intelectual, o que o esporte é na ordem material: um meio agradável de exercitar a parte do corpo humano que se deseja desenvolver.
    Ademais, do ponto de vista social, os iniciados têm para o resto de sua vida uma diversão útil para passar agradavelmente muitas horas durante todo o transcurso de sua vida. O xadrez serve, como poucas coisas nesse mundo, para distrair e esquecer momentaneamente as preocupações da vida diária. Em minha experiência encontrei muitos médicos, advogados e homens de negócio proeminentes, que, ao cair da tarde, ou durante as primeiras horas da noite, iam aos clubes de xadrez descançar ou esquecer suas angústias e preocupações

J.R. Capablanca

Nenhum comentário: